Adroaldo Ribeiro Costa

Adroaldo Ribeiro Costa, criador da Hora da Criança, sistematiza uma forma de educação alternativa apresentando a atividade lúdica. O brinquedo, o faz-de-conta, como uma possibilidade de expressão criativa e de liberdade, criando oportunidade para a autorrealização das crianças. Assim ele iniciou o processo de Arte e Educação no Brasil.

Ele dizia que “cada criança é uma possibilidade teatral”. O que se apresenta para o público é teatro, para as crianças é uma grande brincadeira.

A criança é um ser teatral, porque é imaginativa e imitativa. Em todos ou quase todos seus brinquedos, há um embrião de teatro; logo desenvolver o teatro com a criança é desenvolver a criança, disse Adroaldo. Ele nunca teve a intenção de fazer artistas, quis contribuir com o mundo educando cidadãos melhores.

João Amado

Eis uma pequena enciclopédia do imaginário infantil centrada nas memórias e tradições desse vulcão humano que é o povo brasileiro. Entrar neste pequeno livro é caminhar por entre alegretes de um jardim encantado que a cada rincão nos revela surpresas e nos permite saborear o perfume de memórias profundas que calam na alma de quem alguma vez foi criança e teve a liberdade de saltar por esses quintais adentro, caminhou ao sabor do vento, foi dono de ruas e becos, pulou nos charcos, não teve medo da corrente de rios nem de marés… e adormeceu feliz a ouvir uma “estória” de encantar inscrita há séculos no repertório da “pedagogia das amas”.

Logo à entrada deste jardim deparamos com um recanto onde se garante (invocando diversos estudiosos da questão, como Bettelheim, Winnicott, Cascudo) que Brincar é uma atividade importante! Uma verdade que parece esquecida quando a norma, de há uns tempos para cá, é supostamente a de sobrecarregar as crianças com trabalhos escolares e agendas de mil atividades de “preparação” para a vida!... Brincar é a forma de respirar das crianças ou seu oxigênio… impedidas de o fazer, não se desenvolvem, estiolam e morrem, pondo em causa o futuro da humanidade.

Please reload

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS