Capacitação

O Cirandando Brasil resgata, atualiza e devolve a cultura da brincadeira brasileira. A Metodologia Cirandando Brasil foi fundada no ano de 1995 e, desde então, é reconhecido pelo Ministério da Cultura, UNESCO e UNICEF como um dos maiores resgates da Cultura da Brincadeira Brasileira.

Nairzinha vai até você

Também é possível entrar em contato com a metodologia e conteúdo do Portal Cirandando Brasil através das inúmeras atividades ministradas pela própria Narizinha, que constantemente é chamada para desenvolver cursos, oficinas e ações em empresas, escolas e cidades de todo o Brasil.

amarelinha

A orientação artístico/pedagógica passada com a presença de Nairzinha representa uma rica oportunidade de mergulhar na dinâmica deste projeto, fornecendo a pais e educadores instrumentos para garantir que nossas crianças continuem cantando, brincando e sabendo de onde viemos – e quem somos.

Então, se você é empresário(a), Prefeito(a) de algum município, diretor(a) de escola ou faz parte de um grupo ou comunidade interessada em vivenciar nossa metodologia de perto, veja aqui como podemos chegar até você:

Oficinas de Memória da Brincadeira

As oficinas são ministradas em diversas áreas, com a duração de uma hora, cada. As crianças, de 6 a 13 anos, participam de todas as oficinas, utilizando o acervo do Cirandando Brasil, o que propicia conhecimento nas diversas atividades. O projeto tem capacidade de atender até 30 crianças por oficina. São elas: Oficinas de Música (canto coral, bandinha, iniciação musical e instrumento), Artes Plásticas (construção de brinquedos), Artes Cênicas e Literatura Brasileira (encenação de histórias da carochinha portuguesas, lendas indígenas e contos africanos), Capoeira e Cultura Afro (história do povo africano e seus costumes), Dança (expressão corporal, percepção rítmica e resgate das danças populares) e Inclusão Digital.

Capacitação de Multiplicadores

Através da vivência das brincadeiras do folclore infantil, os multiplicadores são preparados para contar a história da brincadeira, as influências étnicas formadoras da identidade cultural brasileira e a reflexão da brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal, na escola do primeiro grau. Já capacitamos mais de 30.000 professores em mais de 150 municípios de diversos estados do Brasil, além de Portugal.

 corda

Show Baile

Um verdadeiro espetáculo musical cantado ao vivo por Nairzinha, com duração de uma hora, onde as canções tradicionais das brincadeiras brasileiras ganham arranjos dinâmicos e modernos. Esta festa interativa conta com a participação de uma banda e é dançada por instrutoras que resgatam a coreografia e diferentes maneiras de brincar. Pode ser realizada em praças e parques públicos, ou em ambientes fechados, dependendo do número de participantes. E o melhor: é indicada para crianças de todas as idades, dos dois aos 80 anos! Já promovemos mais de 6.000 apresentações ao longo das últimas duas décadas.

Resultados esperados

  • Resgatar o apreço das brincadeiras e cantigas populares do país através da transmissão às crianças do seu acervo da Cultura da Brincadeira.
  • Promover a identidade cultural da criança brasileira, investindo numa brincadeira coletiva pela paz, cheia de alegria, espontaneidade, isenta de consumo, competição, erotismo etc.
  • Incentivar na comunidade estudantil o fomento de projetos dessa natureza que visem resgatar e valorizar a cultura da brincadeira regionalizada e localizada, mantendo viva a brincadeira popular;
  • Melhorar a relação das crianças com a sociedade e favorecer o entendimento da formação do povo brasileiro.
  • Atingir o maior número possível de crianças através da realização de capacitações para professores.
  • Disponibilizar o acervo do Cirandando Brasil, hoje com mais de duas mil peças do folclore infantil, catalogadas, escritas e partiturizadas.

Mais informações

Para saber detalhes sobre valores, conteúdo detalhados de cada ação e disponibilidade de datas, entre em contato conosco. Responderemos sua mensagem o mais rápido possível!

Contato

 

Redes sociais

  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Instagram

Cirandando Brasil 2016

Chancela

unicefunesco