A Lenda do Sol e da Lua

(Lenda do Xingu, contada pelos índios Cuicuros inspirada na origem do sol e da lua).

Todos os dias como era de costume, Inimá saía para caçar e para tirar imbira com que fazia rede, e corda. Estava distraído quando apareceu um grupo de onças que cercaram Inimá. Ele com muito medo propôs um trato com a onça.

“Onça, não me pegue, eu lhe dou minhas duas filhas, que são novas e bonitas. Em troca você me deixa ir embora”.

A onça disse: “está certo, vá buscar as suas filhas”.

Inimá não tinha filha alguma, foi correndo para casa, passou a noite pensando o que fazer para cumprir o trato com a onça.

De manhã teve uma idéia, foi até a mata e pediu a Uégovi, o chefe dos paus, que lhe desse duas madeiras diferentes.

Uégovi deu uma de pau amarelo, e outra de pau branco. Inimá levou os paus para casa e esculpiu duas moças lindas, depois cansado, foi dormir. No dia seguinte cumpriria seu trato com a onça. No meio da noite as duas esculturas viraram gente por encanto. De manhã quando Inimá acordou, imagina que surpresa, ao ver que suas esculturas tinham-se transformado em duas moças lindas.

“Como vão minhas filhas, sou seu pai, fui eu que fiz vocês”. O Índio passou o dia todo com as moças, à noite ele resolveu contar para elas o trato que tinha feito com a Onça.

As moças ficaram tristes, choraram muito, mas aceitaram a sua sina.

Inimá levou até a floresta as duas moças, mas as moças com medo correram e se dividiram. Uma foi para o norte e foi pega por um lobo, a outra Inimá conseguiu entregar à onça. A onça prometeu a Inimá que salvaria do lobo uma das moças e cumpriu a promessa levando as irmãs para morar na floresta.

As moças tiveram filhos. Uma teve Rit que era o sol, a outra teve Une a lua.

Quando Rit e Une cresceram, dividiram o tempo em dia e a noite. Rit brilharia de dia e Une de noite. Deles nasceram muitos povos que até hoje habitam o Xingu. E viveram felizes para sempre no Morená (universo / lugar da criação do mundo).

Você Sabia?

Histórias indígenas e suas lendas falam de como o mundo surgiu, dos astros, dos fenômenos da natureza e explicam a vida na visão dos índios.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS