A Lenda do Irapurú

(Irapuru- pássaro típico da Amazônia, seu canto é belíssimo, mas só acontece durante o acasalamento)

Havia na floresta duas índias que eram amigas inseparáveis, uma se chamava Moema a outra Jussara. Um dia a tribo fez uma festa para o novo chefe, Peri. Moema e Jussara ficaram muito impressionadas com o rapaz.

Apaixonadas, amavam em segredo, falavam da paixão que sentiam sem dizer uma à outra o nome do rapaz.

Um dia descobriram que estavam apaixonadas pela mesma pessoa. A amizade entre elas era tão grande que resolveram superar o ciúme, o medo e decidiram que ele é quem escolheria uma das duas.

A Aldeia começou perceber o que acontecia com as meninas, o Xamã conversou com elas e resolveu contar ao chefe o que se passava.

Peri ficou surpreso com o amor das índias e respondeu ao Xamã que gostava de ambas. O Xamã lhe perguntou o que pretendia fazer.

“Vou decidir na Floresta, aquela que acertar em pleno vôo o pássaro que eu escolher, será a rainha do meu coração.”

No dia seguinte, foram para a floresta. Peri escolheu um pássaro branco, as índias dispararam suas flechas. O pássaro caiu no solo com uma flecha no peito. As flechas foram marcadas, a vencedora foi Jussara que se casou com Peri. Moema então se sentiu desamparada, não tinha sua amiga nem seu amor. Muito infeliz, foi para floresta chorar.

Tupã compadecido dela transformou-a num pássaro que não chamava muito atenção. Ela escolheu voar para o norte da Amazônia, vivendo longe da felicidade da amiga. Tupã mais uma vez compadecido do sofrimento de Moema, deu-lhe um canto maravilhoso e disse: “De agora em diante você será Uirapuru – o pássaro que não é pássaro- seu canto vai espantar a sua tristeza e a do mundo. Seu canto é tão belo que todos os pássaros se calam para ouvi-lo cantar”.

Você Sabia?

Histórias indígenas e suas lendas falam de como o mundo surgiu, dos astros, dos fenômenos da natureza e explicam a vida na visão dos índios.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS