A Minha Velha
A minha velha tinha um pintinho (bis)
O pintinho piu,
A minha velha tinha uma galinha
A galinha có, o pintinho piu
A minha velha tinha um galo
O galo cocorocó, a galinha có, o pintinho piu
A minha velha tinha um perú,
O perú gulugulu, o glo corococó, a galinha có o pintinho piu
A minha velha tinha uma guiné.
A guiné tô fracoa, o perú gulugulu, o galo corococó a galinha có o pintinho piu
A minha velha tinha um gato,
A minha velha tem um cachorro,
A minha velha tem um carneiro,
A minha velha tem uma vaca.
Você Sabia?
Essa brincadeira é cumulativa, as vozes dos animais vão se acumulando e as crianças vão se esforçando para repeti-las sem errar.
Eta, brincadeira divertida... Trata-se de uma canção cumulativa, porque acumula conhecimentos que são ditos e cantados em sequência. No caso, a minha velha canta as vozes dos animais, associados aos gestos representativos dos mesmos – tudo isso sem perder o ritmo e a sequência. Serve para concentrar as crianças, exercitar a memória, a coordenação motora, com ênfase na atenção. Para os que são bem pequenos, ensina as vozes dos animais.
Caros Professores: Aproveitem essa brincadeira tão divertida e desenvolvam com as crianças uma coreografia dos animais. Vocês podem também trabalhar a cadeia alimentar, as culturas agropecuárias, o manejo com os animais no campo e nas cidades. Bela aula de ciência também; os conhecimentos da vida e do reino animal podem sair dessa simples brincadeira. Isso é conteúdo transversal.