Cinco Marias, Pingolé ou Capitão, Jogo das Pedrinhas

Esse jogo é dos mais antigos encontrados na Grécia, cerca de 4.500 anos A.C, quando eram jogados com astrálagos de carneiro – ossinho do calcanhar do animal. Era um jogo usado pelos sacerdotes e pitonisas para previsão e adivinhação, pois a partir da posição que as pedras caíssem no chão, a sorte das virgens era lida. É levado para a Península Ibérica pelos romanos, onde passa a ser chamado de jogo das pedrinhas.

Em Portugal é praticado até hoje, mais por meninas. No Brasil está vivo até hoje, chama-se capitão, pingolé, cinco marias. Hoje em dia joga-se com saquinhos de tecido, cheio de areia, arroz, ou então se rala na calçada cinco cacos de telha de forma que fiquem muito bem acabados e do mesmo tamanho.

Vamos às regras do jogo:

  1. Jogar as cinco pedrinhas no chão e escolher uma para ser jogada para cima.

  2. Jogue para cima enquanto apanha a que ficou no chão. Uma a uma. (Repetir esse processo em todas as etapas).

  3. Jogar uma pedrinha para cima. Enquanto joga a pedra pra cima pegue as demais de duas em duas sem tocar nos outros pares.

  4. Jogue uma pedrinha para cima. Pegue agora uma pedrinha depois três de uma só vez.

  5. Jogue uma pedrinha para cima. Pegue agora quatro pedrinhas de uma só vez.

  6. Faça um túnel com a sua mãozinha, enquanto você joga uma pedrinha pra cima, vá jogando para dento do túnel as quatro pedras.

 

Repita até aprender esse jogo que é muitíssimo divertido e bom.

Atualmente joga-se com pedrinhas, saquinhos de areia ou de arroz.

Você Sabia?

Caros Professores: Proporcione que seus alunos joguem esses jogos antigos, enquanto você fala das culturas que nos legaram essa velha e maravilhosa maneira de brincar.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS