O Curupira e o Caçador

(O Curupira é o protetor da floresta, ele é pequeno, ligeiro, cabelos vermelhos e tem os pés virados para trás, assim ele engana os caçadores que nunca sabem para onde o curupira está indo. Dependendo das regiões o curupira ganha pêlos, dentes azulados, em todas as versões ele defende a fauna da fúria dos caçadores)

Conta a lenda, que um dia um caçador entrou na floresta por um caminho desconhecido e se perdeu. Quanto mais o caçador procurava uma trilha para sair da floresta, mas se embrenhava na mata, estava ficando escuro quando o caçador exausto buscou abrigo na sombra de uma árvore.

Tarde da noite o caçador ouviu: “Estou sentindo cheiro de gente”. Era o Curupira.

O caçador apavorado respondeu. –“Sou eu, pai da Floresta”.

O Curupira então se aproximou e disse: -“Filho me dê sua mão que eu estou com fome”.

O caçador que tinha caçado o dia todo e tinha muitos animais num saco, cortou a mão de um macaco e deu ao Curupira.

O Curupira comeu todinha e pediu; “me dê sua outra mão”“. O Caçador deu a outra mão do macaco pensando que assim o Curupira ficaria satisfeito e ia embora. Que nada, o Curupira queria mais - “Agora eu quero comer seu coração”.

O Caçador disse então ao Curupira, “ Você já comeu demais, agora me deixe voltar pra minha casa, já lhe dei o que me pediu”.

O Curupira de barriga cheia disse ao caçador, “Está certo, vou deixar você voltar pra casa, mas se você pensa que me enganou está totalmente errado, a carne que eu comi foi de macaco. De agora em diante vou lhe dar um castigo. Vou transformar seu corpo em cera de vela e você não vai poder comer nunca mais o que caçou na floresta”.

Desde aquele dia que o caçador não pode comer nada quente. Um dia sua mulher se esqueceu da maldição do Curupira e serviu ao caçador um tacacá fervendo, o corpo do caçador derreteu.

Nunca tente enganar o Curupira!!!

Você Sabia?

Histórias indígenas e suas lendas falam de como o mundo surgiu, dos astros, dos fenômenos da natureza e explicam a vida na visão dos índios.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS