Profa. Mariela Costa

Supervisora Pedagógica - Escola Sesc Santo Antonio de Jesus

Viagem Encantada ao Mundo das Palavras

Todos os anos desenvolvemos com  as turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc de Santo Antônio de Jesus, o Projeto “Viagem Encantada ao Mundo das Palavras”, que busca incentivar e potencializar o protagonismo das crianças no processo de aquisição da leitura e escrita.

Para realização do Projeto sempre elegemos um autor infantil que retrate elementos que despertem a imaginação e a criatividade, além de trazer discussões socioculturais que colaborem para a construção de textos autorais de nossos estudantes. Em 2017, em especial, homenageamos no citado Projeto, a renomada intérprete de repertórios infantis - Nair Spinelli Lauria, a Nairzinha, que tanto tem corroborado no que tange a valorização e perpetuação das canções folclóricas populares. Após lançada a proposta e conhecedores da biografia dessa profissional, os estudantes intitularam ação de “Programa Cante e Brinque”.

O interesse inicial por tratar essa abordagem em um Projeto de escrita e leitura, foi motivado pela participação anterior da nossa equipe de professoras em oficinas com a própria Nairzinha, em 2015, no Sesc Zilda Arns de Salvador e em que foi-nos apresentado o Projeto “Cirandando o Brasil” e suas intencionalidades. Na escolha pelas obras da intérprete, também foram considerados os aspectos lúdicos e de contextualização, que o repertório das cantigas populares e brincadeiras cantadas podem possibilitar na trajetória de aprendizagem dos alunos. Assim, ao longo de quatro meses, as crianças reconheceram as letras das canções, pesquisaram e, entre outras realizações, produziram várias paródias inspiradas na obra:  “Quintal: Saudade ou Utopia?”. Além de realizarem belíssimas apresentações musicais no palco do Programa, que foi montado na sala de aula. Quanto às produções literárias, essas foram compiladas e, construído um livro, que foi apresentado no evento de Culminância em 15/12/2017. Evento, que mais uma vez Nairzinha contribuiu encaminhando outras informações sobre sua biografia, através de textos, áudios para o momento da entrevista com a autora e vídeo com uma mensagem para os estudantes.

Para os estudantes, familiares e Escola em geral foi um momento ímpar de protagonismo infantil. Em que se evidenciou a necessidade de favorecer cenários de brincadeiras infantis a partir de cantigas e brincadeiras do cancioneiro popular que muito tem a nos ensinar.

Assim, agradecemos a Nairzinha, a Fernanda Lauria e toda à equipe, pela gentileza e presteza dispensadas à Equipe Pedagógica da Escola Sesc, como contribuição para organização da Culminância do Projeto Viagem Encantada ao Mundo das Palavras. Que nos proporcionou com suas obras e Projeto Cirandando o Brasil, um riquíssimo material de incentivo e valorização das cantigas de roda, bem como outros cantos e brincadeiras populares.

 

A você, “Nairzinha”, encantadora mestre das cantigas, o nosso muito obrigada e sucesso sempre.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS