Boi Boi

Boi, boi, boi, boi da cara preta
Pega este menino que tem medo de careta
Não, não, não, não, coitadinho
Ele é chorão, mas é muito bonitinho


 Boi, boi, boi, boi do Piauí
Olha esse menino que não quer dormir
Não, não, não, não, coitadinho
Ele é teimoso, mas é muito bonitinho

Boi, boi, boi, boi do Maranhão
Olha esse menino que não quer dormir mais não
Não, não, não, não, coitadinho
Ele é manhoso mas é muito bonitinho

Essa menina não dorme na cama, só dorme no colo de senhora Santana
Esse menino não quer dormir, só dorme no colo de São Joaquim
Esse negrinho é muito expedito, só dorme no colo de São Benedito
Dorme, dorme o Sol já trouxe a luz, menino querido, irmãozinho de Jesus.

Boi Boi -
00:00 / 00:00

Você Sabia?

A referência constante aos santos nas cantigas de ninar remonta ao espírito patriarcal de coesão que existia na formação da família brasileira. Os mortos e os santos viviam sob o mesmo teto dos vivos, "eram parte integrante da família". A capela era parte da casa, daí a intimidade das mães brasileiras e portuguesas com os santos nas cantigas de ninar. "Não hesitavam nunca em fazer dos seus filhinhos os irmãos mais moços do menino Jesus, com os mesmos direitos aos cuidados de Maria e de José, os mimos da vovó Senhora Santana e de São Joaquim". (FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. 34. Ed. Rio de Janeiro: Record, 1998).

É uma canção de ninar mais antiga que o próprio Brasil. Oriunda de Portugal, ela fala do medo. O acalanto é um canto para adormecer crianças, um canto de preservação da espécie, existe em todas as culturas, costume de todos os povos. Em geral trazem medo, mitos e perdas, mas de forma delicada e terna. Jung diz que “o colo é o lugar seguro de se sentir medo”. O Boi da cara preta tem vínculos com a mitologia.

Vale lembrar que essas canções são a delicada cultura do colo e do afeto. Os acalantos em geral são canções muito simples, monótonas, que provocam um movimento ritmado e contínuo. A letra do acalanto, muitas vezes onomatopaica, as crianças não entendem; percebem e vivem o clima de aconchego que o acalanto propicia. Crie em sua casa e em sala um ambiente de colo, dando às crianças o aconchego que merecem.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS