Brincadeiras Cantadas

Brincadeiras cantadas são interessantes, inteligentes e divertidas.

Seguem um roteiro ditado pela letra da música que suscita gestos, movimentos e passo. Elas podem ser brincadas em grupo, em rodas, em filas e em duplas. Às vezes são teatrais, incentivando gestos e passos de dança cumulativos (acumulam informações que devem ser rapidamente cantadas), ou seriadas. O quadro "Jogos Infantis", do flamengo Pieter Brüegel (1525-1569) retrata cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras. Grande parte delas brincadas e conhecidas até hoje. As brincadeiras são universais fazem parte da construção cultural coletiva da humanidade, e da cultura popular, que no Brasil se constitui no século XVII.

Saiba Mais

Segundo Gilberto Freire e José Veríssimo, era costume na sociedade colonial que meninos negros e curumins do mesmo sexo e idade fossem levados às casas grandes para desempenharem a função de brincarem com o senhorzinho. Nas brincadeiras eram reproduzidas as relações cotidianas da escravidão, do patriarcalismo.

Até hoje vemos que a brincadeira reproduz a vida cotidiana e a sociedade em que estamos inseridos, o poder, a dominação, a violência, as habilidades, gerando as lideranças e as hegemonias. Entretanto, a brincadeira e o encontro de crianças outrora, como hoje, embora reproduzindo um sistema, muito tem de terno e sonhador. O fato é que brincando a criança aprende a viver.

Fale Conosco:
Envie uma mensagem AQUI

Ligue:

71-99301-1000

  • youtube
  • facebook
  • instagram

CONHEÇA MAIS UM POUCO DAS NOSSAS REDES SOCIAIS