Depoimentos
Leia um pouquinho dos depoimentos de quem assina em baixo e já teve o primeiro contato com este universo de cultura e aprendizado que é o Projeto disponibilizado pelo Cirandando Brasil.
Como a fada com sua varinha mágica, Nairzinha recupera um mundo de cantigas nos põem na roda e nos faz cantar. Como a fada ela nos transforma em seres imaginários, plantas, bichos, princesas, heróis e bandidos. Ela nos faz viajar no tempo e no espaço. Ela reencanta um mundo desencantado. Ela renova o fio de estórias que se entrelaçam e se revigoram. O mais importante é que ela nos faz, adultos ou crianças, melhores cidadãos. Cidadãos mais afinados com nosso país, com nossa cultura e com nós mesmos.
Profa. Mary del Priore
"
"
É de rejubilar com o aparecimento de trabalhos como este que continuam, na esteira daqueles mestres, a faina de trazer à luz e de disponibilizar universalmente o que de mais belo e profundamente antropológico saiu das mãos, do coração e da mente dos seres humanos – os seus mitos e contos, os seus jogos e brinquedos, as suas músicas, canções e danças. Trata-se do melhor que podemos deixar aos vindouros… uma herança de emoções harmoniosas e belas, e uma garantia de que a compreensão e a paz universal são possíveis.
"
Prof. João Amado
"
"
Que enriquecimento notável trará para nossas crianças, para as suas familias, que terão também a oportunidade de absorver conhecimentos que darão novo sentido às suas vidas, na medida em que, ao folhearem suas páginas, passam a saber que há algo mais-- além do dia a dia penosa e triste, sem brincadeiras, sem cantigas -- muito precioso, neste nosso mundo que vai ficando tão amargo e pobre, mesmo para as crianças ricas.
Consuelo Novais Sampaio
Foi um momento de vivência das brincadeiras do folclore infantil, resgatando a forma de contar a história da brincadeira, as influências étnicas formadoras da identidade cultural brasileira. reflexão da brincadeira como conteúdo transversal no ensino e aprendizagem no contexto escolar, nas creches e nas entidades sociais.
"
"
UNICEF - Vilma Alves Cabral
"
"
Parabéns à cantora, compositora e pesquisadora do folclore brasileiro infantil Nairzinha e a toda a sua equipe de trabalho por dedicarem-se à mais nobre das artes, que é a de educar para a liberdade.
AMATRA TR5
Agradecemos a participação do grupo “Cirandando Brasil” na oficina realizada na Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo dia 17 de setembro passado dado a relevância do trabalho do ponto de vista cultural e educacional.
"
"
PUC - SP
"
"
"
O importante trabalho vem sendo desenvolvido por Nairzinha parte dessa visão dinâmica do folclore, da cultura popular. O que ela propõe não é simplesmente um resgate das cantigas de rodas e das brincadeiras cantadas do folclore brasileiro.
Pedro Jaime de Coelho Jr
Sylvia Gnem Assmar
"
"
De mãos dadas numa grande roda Nairzinha enche as praças, canta e encanta numa linda coreografia embalada por vozes de crianças e também de adultos, que naquela roda, voltam a ser crianças vestindo fantasias de reis, rainhas, sapos cururus, rosas juvenis.
Para os estudantes, familiares e Escola em geral foi um momento ímpar de protagonismo infantil. Em que se evidenciou a necessidade de favorecer cenários de brincadeiras infantis a partir de cantigas e brincadeiras do cancioneiro popular que muito tem a nos ensinar.